Conheça o
Dr. Bruno Mena
Uma pequena introdução, de uma grande história.
Uma pequena introdução, de uma grande história.
Sonhador, alegre, inquieto e criativo. Assim era o menino que cresceu numa pequena cidade de interior de 10 mil habitantes, no interior de Santa Catarina, chamada Nova Trento. Com forte influência religiosa e da cultura italiana, foi coroinha na Igreja Matriz da cidade, além de ter sido músico da Banda Sabbatini – antiga orquestra vinda de navio durante a imigração italiana na cidade.
Iniciou a trabalhar desde muito cedo. Aos 10 anos saía para entregar o dízimo da igreja toda quarta-feira à tarde. Meses depois, passou a entregar jornal porque o pagamento era maior. Aos 11 anos iniciou o trabalho de garçom em um restaurante tradicional da cidade, o qual julga ter sido a sua maior experiência profissional de virada de chave de sua vida. O trabalho ocorria aos fins de semana em três turnos: sábado das 09:00 às 15:00 e das 18:00 às 00:00 e aos domingos das 09:00 às 15:30.
Seu espírito de liderança esteve presente desde criança. Na fase escolar, liderou o Grupo Soldatti Rossi na gincana da escola, tendo conquistado o bicampeonato da esquadra. Com boas notas, costumava dar aula particular para amigos a pedido das mães. Aos 15 anos formou-se no terceirão, trabalhou por alguns anos na cidade, pagou seu cursinho pré-vestibular na cidade vizinha de Brusque, e ingressou na faculdade aos 18.
O curso escolhido foi Química na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde criança, Bruno tinha a vontade de empreender e ter uma empresa. Um discurso entusiasmado de Silvio Santos o direcionou a essa vida. O curso de química era visto como a chance que tinha de desenvolver alguma inovação que pudesse de forma conjunta, ajudar o meio ambiente e viabilizar um negócio escalável que seria sua empresa.
Iniciando na UFSC em 2006, já no segundo da faculdade se envolveu em um laboratório de pesquisa onde iniciou do zero o desenvolvimento da tecnologia de plasma frio. Com o desenvolvimento da pesquisa científica interessantes resultados foram surgindo e com isso a apresentação de trabalhos em congressos e artigo científicos. Em 2009 concluiu a faculdade de química. Dos 40 alunos que ingressaram, apenas 4 se formaram no tempo regular, Bruno e mais três. Formado, estava seguro de que a tecnologia desenvolvida na universidade com bolsas de iniciação científica seria a inovação par empreender seu negócio. Em 2010 iniciou seu mestrado afim de capacitar-se ainda mais acerca da tecnologia que viria a empreender. Em 2011 Bruno foi aprovado no Programa de Inovação Sinapse da Inovação. Dentre quase duas mil ideias inscritas, Bruno foi aprovado entre os 50 selecionados após passar nas três etapas ao longo dos meses. Recebendo 50 mil reais das mãos do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, nascia ali a WIER.
Em 2012, junto das atividades da empresa, Bruno inicia seu doutorado. Nesse mesmo ano, apresenta um trabalho de sus pesquisa em um congresso em Camaret Sur Mer, na França. Lá recebe o convite para fazer seu doutorado na Itália, na prestigiada Universidade de Padova, onde lecionaram Galileu Galielei e Nicolaru Copérnico. Em 2013 se muda para Padova na Itália, onde encontra uma estrutura laboratorial que o permitiu concluir seu doutorado em apenas 2 anos. Em 2014 de volta ao Brasil, conquista aprovação na Incubadora Celta, referência na América Latina, localiza em Florianópolis.
Deixando a carreira acadêmica e focando na carreira empreendedora, Bruno relata que tudo era selva na sua ótica de Cientista da Química. Com receio de limitar o crescimento da empresa, buscou capacitação em seu MBA e muito estudo de forma autodidata para se aprofundar em administração, gestão de pessoas e finanças. Além desses estudos, atribui muito de seu conhecimento aos mentores que teve na carreira.
Com mais foco na empresa ela passa a crescer mês a mês e ano a ano. Na fase inicial da empresa em que o próprio montava as máquinas, eram vendidas algumas unidades por mês, diferentes das milhares comercializados por mês na atualidade. Nesse tempo a WIER obteve ISO 9001, conquistou atuação em todos os estados do Brasil com produtos em mais de 20 países. História de empreendedorismo fruto direto da ciência que nasceu dentro de um laboratório de química e que ganhou o mundo.