Ozônio

Ozônio: A Molécula da Vida

Ozônio, trioxigênio, ou molécula da vida. O ozônio (O3) é um gás natural, naturalmente formado a partir do oxigênio do ar que respiramos. É um gás natural e que faz parte da nossa vida. No nosso planeta, o ozônio está localizado na estratosfera, onde ele forma a chamada camada de ozônio. Lá em cima ele tem a nobre função de promover a vida na terra, por meio de absorção de radiação ultravioleta oriunda do sol. Além disso, ele está dentro de nós, onde faz parte do nosso sistema de defesa imunológico.

Localização e Função do Ozônio na Terra

Quimicamente falando, o ozônio é uma versão alótropa do elemento químico oxigênio (O). Ou seja, é uma das diferentes substâncias simples formados por esse elemento. Sua constituição se dá por três átomos de oxigênio (O3) unidos por uma ligação ressonante sob uma angulação similar à molécula de água (H2O). Trata-se de um gás relativamente instável e que possui uma química muito peculiar e aplicações fascinantes. No campo das aplicações, o ozônio recebe um grande destaque pelo caráter sustentabilidade, uma vez que é formado a partir do oxigênio do ar, e por não ter um caráter formador de resíduos como ocorre para seus competidores diretos.

Dotado de uma química peculiar, um forte caráter eletrofílico e de um alto potencial oxidante, o ozônio possui um grande espectro de aplicações. Nesse sentido, o ozônio possui aplicações que podem impactar positivamente a vida das pessoas e do meio ambiente. Contudo, sua aplicação requer atenção uma vez que ele é tóxico se for respirado.

Benefícios do Ozônio em Nossas Residências

Em nossas casas, o ozônio aparece como um forte aliado que ajuda a diminuir casos de rinite alérgica, por ser altamente eficaz na eliminação de odores como cheiro de tinta, de animais e de cigarro, e por combater o mofo com muita eficiência. Aqui, o ozônio não é um remédio que trata a rinite.

 Contudo ele ajuda a diminuir caso de rinite alérgica, por atuar diretamente na fonte causadora de rinites. O ozônio destrói quimicamente os compostos químicos causadores dos maus odores, ao mesmo tempo que mata os fungos formadores do mofo.

O ozônio é capaz também de propiciar um banho de piscina mais saudável. Quando aplicado em piscinas, ele pode reduzir o uso do cloro e, consequentemente, malefícios causados pelo cloro. Dessa forma, é possível diminuir e até acabar com problemas como ardência dos olhos, ressecamento de pele e cabelo, esverdeamento de cabelo, desbotamento de roupas, entre outros. Isso se dá graças ao incrível poder do ozônio no combate a micro-organismos. E tudo de forma mais eficaz quando comparado ao cloro.

Ozônio: Promovendo uma Alimentação mais Saudável

Ainda em nossas casas, o ozônio é capaz de propiciar uma alimentação mais saudável. Você sabia que é possível remover agrotóxicos de alimentos como frutas e verduras? Você sabia que é possível atuar na descontaminação dos alimentos removendo bactérias, vírus e fungos? Isso é possível ao mesmo tempo em que se aumenta ainda a vida útil do alimento; o chamado shelf-life. E isso sem alterar as propriedades organolépticas dos alimentos.

Conheça mais